Funcionamento dos exames de imagem!

Home - Especialidades - Funcionamento dos exames de imagem!

Funcionamento dos exames de imagem!

Exames de imagem são aqueles que possibilitam a observação das estruturas internas do corpo humano. Nem sempre os exames laboratoriais são suficientes ou eficientes para obter um diagnóstico e monitorar a saúde. Muitas vezes, o médico precisa, literalmente, ver o que está acontecendo no seu organismo e, para isso, ele conta com essa alternativa.

Tudo isso é feito de uma forma não invasiva. Para o médico, os exames de imagem são de grande ajuda porque trazem informações detalhadas; para você e sua família, proporcionam mais conforto e segurança no cuidado com a saúde.

Existem diversas técnicas para obter imagens diagnósticas, e cada uma delas é indicada para diferentes situações. Preparamos este artigo para apresentar os exames de imagem mais solicitados pelos médicos, além de trazer outras informações para você conhecer essas importantes ferramentas da medicina diagnóstica. Acompanhe com a gente!

O QUE É EXAME DE IMAGEM?

exame de imagem é um procedimento ou técnica que permite obter imagens de órgãos e tecidos do corpo, porém, sem a necessidade de cortes ou qualquer método invasivo. Na prática, fazemos uma fotografia ou um vídeo das estruturas internas do organismo.

Isso é possível em função de diferentes tecnologias, como as de captação de ondas sonoras, de radiofrequência e os raios-X. Muitas vezes, são combinadas com outros recursos, como os contrastes e a tecnologia 3D, para favorecer as imagens ou viabilizar a realização do procedimento.

Com eles, é possível identificar, por exemplo, um traumatismo, as características de um órgão, as condições de alguns tecidos, obstruções em veias e artérias ou mesmo a presença de nódulos e tumores.

Especialistas de todas as áreas da medicina têm nos exames de imagem grandes aliados. Por meio deles, podem conhecer a anatomia de qualquer pessoa, investigar suas condições clínicas, obter diagnósticos ou fazer o acompanhamento de questões pré-existentes.

O especialista consegue entender o que está acontecendo dentro do seu corpo de uma forma simples, prática e muito rápida. Faz uma investigação completa sem utilizar procedimentos invasivos, conferindo mais conforto e segurança para você.

POR QUE MÉDICOS PEDEM EXAME DE IMAGEM?

Os médicos solicitam exames de imagem quando precisam identificar padrões e anormalidades em áreas internas do organismo. Esses procedimentos são fundamentais para nortear as decisões dos especialistas, possibilitando realizar tratamentos precoces ou acompanhar a evolução de um quadro clínico.

Basicamente, existem três situações nas quais os médicos solicitam os exames de imagem. São elas: para fazer uma investigação clínica, obter diagnósticos ou monitorar os pacientes.

COMO SÃO OS LAUDOS DOS EXAMES DE IMAGEM?

Os laudos trazem uma descrição de tudo o que foi analisado e identificado, assim como a técnica aplicada e possíveis intercorrências durante o procedimento. São os documentos que complementam os exames de imagem, emitidos por médicos.

Com a evolução da tecnologia, as imagens captadas pelos exames podem ser totalmente digitalizadas. Elas são enviadas do equipamento para o computador, gerando arquivos que são facilmente compartilháveis entre profissionais. Isso facilita bastante a emissão de laudos a distância.

Nesse documento, também está contido o diagnóstico. Sendo assim, um exame de imagem sem laudo não está completo. O laudo é a conclusão do procedimento, trazendo um resultado que vai nortear as próximas decisões do médico responsável pela solicitação.

Por isso, é fundamental contar com o atendimento de uma equipe especializada e competente, em todas as etapas. Afinal, o exame precisa ser realizado com a técnica mais adequada, e o laudo deve ser emitido com total precisão e interpretado pelo médico responsável, para que você receba o melhor tratamento.

Saiba mais sobre os serviços realizados pelo CentroMEB. Acesse o site para conhecer os exames à sua disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.